UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Gestão de Pessoas nas Organizações
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-11371
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

a) Debater permanentemente, com os alunos, a atuação profissional do pedagogo nas instituições e organizações corporativas;
b) Desenvolver competências, para que promovam a humanização sistemática de postos de trabalho, inclusive para pessoas portadoras de deficiência.
c) Para que identifiquem desconformidades, em termos de segurança, de saúde e do meio ambiente, no sistema sócio-técnico.
d) Para que avaliem criticamente as condições de trabalho a que estão expostos os trabalhadores, conforme preceitos da Norma Regulamentadora 17 do MTE.
e) Para que selecionem as "melhores práticas" na administração de sistemas de gestão da diversidade.

EMENTA:

Disciplina tem como foco a gestão da diversidade no contexto organizacional. Por conta da demanda de mercado de trabalho do pedagogo, na atualidade, a proposta consiste em capacitar os alunos para que atuem profissionalmente nas instituições e no mundo corporativo. São abordados conceitos de Ergonomia e seus domínios (física, cognitiva e organizacional, assim como conceitos básicos sobre comportamento organizacional, para fins de caracterização de força de trabalho.). São definidos conceitos da Análise Aplicada do Comportamento nas Organizações, assim como seus princípios. Temas como Clima Organizacional, Qualidade de Vida no Trabalho, Lei de Cotas e Lei de Acessibilidade; desenvolvimento de pessoal, customização de postos de trabalho, comunicação, pressão no trabalho, assédio moral, stress e Síndrome do Burnout, são tópicos destacados para fins da ação humanizadora da proposta.


BIBLIOGRAFIA:

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