UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Estudos da Corporeidade na Escola e na Sociedade
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-11364
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar o conceito de corpo e suas ações na escola e na sociedade.
Refletir sobre a corporeidade e as novas tecnologias no espaço escolar.
Apresentar a questão da corporeidade na história, na antropologia e na educação.
Refletir sobre as influências culturais e midiáticas no corpo do aluno em fase escolar.
Compreender a importância do jogo e do brinquedo na construção do conhecimento.
Refletir sobre os movimentos e gestos corporais enquanto expressões da cultura.
Compreender a linguagem do corpo na sociedade brasileira.
Refletir sobre o papel do educador como mediador da cultura sócio-corporal.

EMENTA:

O corpo na escola e na sociedade brasileira. As condições político-sociais do corpo. Movimento e expressão corporal na história, na cultura e na sociedade. Compreensão da função estratégico-metodológica do corpo em relação ao conceito de saúde social e a cultura corporal. Entendimento e ação na relação da corporeidade no processo de construção do conhecimento nas novas tecnologias. Possibilidades de ações pedagógicas lúdicas e práticas do corpo e do movimento no espaço escolar. Corpo e movimento no tempo e espaço, As diversas manifestações e expressões corporais na escola.


BIBLIOGRAFIA:

ASSMANN, Hugo. Paradigmas educacionais e Corporeidade. 3. ed. São Paulo: UNIMEP, 1993.
BRUHNS, Heloisa T. (org). Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1985.
________. O corpo parceiro e o corpo adversário, Campinas, Papirus, 1993.
CALLADO, C.V. Educação para a paz: promovendo valores humanos na escola, através da educação física e dos jogos cooperativos. Santos, Projeto Cooperação, 2004.
CHATEU, J. O jogo e a criança. São Paulo, Summus, 1987.
CODO, W. & SENNE, W. O que é o corpo(latria). São Paulo, Brasiliense, 1985.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis, Vozes, 1977.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
FREITAS, G. G. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Ijuí, UNIJUÍ, 1999.
FRIEDMAN, A. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. São Paulo: Ed. Moderna, 1996.
GAIARSA, J.A. O que é o corpo. São Paulo: Brasiliense, 2002.
GALLO, S. Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas, Papirus, 1994.
GARCIA, R. L. (Org). O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GONÇALVES, M. A. A. Sentir, pensar, agir - corporeidade e educação. Campinas, Papirus, 1994.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo, Perspectiva, 1980.
JOHNSON, D. Corpo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.
MARANHÃO, D. N. M. Ensinar brincando: a aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. Rio de Janeiro, WAK, 2007.
MEDINA, J.P.S. O brasileiro e seu corpo, Campinas, Papirus, 1987.
SALVADOR, M. A. S. Corpo e controle no cotidiano escolar: desafios na construção do conhecimento. Anais do XI ENFEFE, pg: 246 - 256, UFF, 2007.
__________. Jogos Cooperativos: uma estratégia essencial da cultura corporal nas escolas públicas. Anais do V ENFEFE, pg: 69 - 72, UFF, 2001.
SANTIN, s. Educação Física: uma abordagem filosófica da Corporeidade. 2. Ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
SOLER, R. Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
SOUZA, H. H. Corporeidade e Aprendizagem. Revista Brasileira de Ciências do Esporto, 21, n. 1, set. 1999.
VILLAÇA, N. Em pauta: corpo, globalização e novas tecnologias. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.