UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação Online
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-11362
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

. Compreender as dinâmicas e processos das modalidades educacionais da educação a distância, educação aberta, educação online e educação móvel.
. Discutir a legislação da EAD no Brasil.
. Compreender os potenciais das tecnologias digitais e dos ambientes digitais online.
. Arquitetar e planejar conteúdos e situações de aprendizagem em ambientes online.
. Desenvolver estratégias e dispositivos para avaliar a aprendizagem online.
. Refletir sobre o papel do docente e da equipe interdisciplinar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem online.
. Explorar diversas possibilidades educativas e comunicacionais da educação online em espaços multirreferenciais de aprendizagem.
. Vivenciar a formação e aprendizagem online.

EMENTA:

. Acesso a Internet.
. Saber usar recursos básicos de informática (acessar internet, gerenciar arquivos e mensagens online, editar textos).
. Educação a distância, educação aberta, educação online, educação móvel. Políticas e legislação no Brasil. Fundamentos da educação online como um fenômeno da cibercultura: interatividade, hipertexto, simulação, convergência e mobilidade. Ambientes digitais da aprendizagem: fundamentos e interfaces de conteúdos, comunicação e gestão. Desenho didático para o ensino e a aprendizagem online. Produção de conteúdos e gestão de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online. Avaliação de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online. Avaliação da aprendizagem online. A educação online nos espaços multirreferências de aprendizagem (escola básica, universidades, universidade corporativa, espaços não formais).



BIBLIOGRAFIA:

ARDOINO, J. Para uma pedagogia socialista. Brasília: Editora Plano, 2003.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1996.
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