UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação e Cibercultura
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-11355
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

. Acesso a Internet.

. Saber usar recursos básicos de informática (acessar internet, gerenciar arquivos e mensagens online, editar textos).

. As tecnologias digitais como instrumentos culturais de aprendizagem. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. A sociedade em rede. A cultura no ciberespaço e nas cidades via mediação digital. Fases da cibercultura (Internet, Web 2.0, mobilidade). Apropriação docente das interfaces digitais nas diversas fases da cibercultura. Fundamentos interdisciplinares da cibercultura. Fenômenos da cibercultura (blogosfera, redes sociais, lanhouses, jogos eletrônicos, música eletrônica, escrita colaborativa). A docência na cibercultura: laboratórios de informática, dispositivos móveis, mídias locativas, educação online.



OBJETIVO(S):

. Compreender as dinâmicas e processos que situam as tecnologias digitais como infra-estrutura na sociedade contemporânea.

. Discutir conceitos e fundamentos da sociedade em rede.

. Compreender os potenciais das tecnologias digitais e da Internet como instrumentos culturais de aprendizagem.

. Analisar as fases da cibercultura (a emergência da Internet, a Web 2.0, mobilidade) e suas apropriações educativas.

. Vivenciar situações de aprendizagem com interfaces da Web 2.0 (blogs, interfaces da escrita colaborativa, sotwares sociais, ambientes online de aprendizagem, metadados).

. Compreender os fenômenos da cibercultura (blogosfera, redes sociais, lanhouses, jogos eletrônicos, música eletrônica, escrita colaborativa).

. Desenvolver conteúdos e situações de aprendizagem com interfaces digitais.

. Discutir a docência e os desafios educacionais postos pela cibercultura.



BIBLIOGRAFIA:

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TURKLE, Sherry. A VIDA NO ECRã - a identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio D1água, 1997.