UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos e Juventude
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11354
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

. Discutir criticamente analisar a questão da juventude no âmbito da Educação de Jovens e Adultos.
. Discutir as distintas concepções que vem configurando o campo da juventude.
. Identificar os processos de escolarização, suas formas de exclusão e inclusão, com foco na Educação de Jovens e Adultos.
. Levantar e discutir temas emergentes sobre a juventude e educação.
. Ampliar a reflexão sobre os significados da educação escolar nesse momento do ciclo de vida e suas relações como mundo do trabalho.
. Conhecer e refletir sobre programas, projetos e políticas que atendem necessidades e demandas juvenis no âmbito da educação.
. Aproximar a EJA do campo da juventude.

EMENTA:

Construção social da noção de juventude na modernidade e sua transformação em campo temático no século XX. Condição social dos jovens no Brasil e na América Latina: Exclusões, inclusões e políticas públicas visando à incorporação dos jovens em projetos de construção de cidadania. Identidades e sociabilidades juvenis. Escolarização: fundamental, médio, formal e não-formal, a escola, os sistemas escolares, os processos educativos, com foco na educação de jovens e adultos. Juventude, educação e mundo do trabalho. Compreensão dos sujeitos que compõem a EJA, abarcando suas diferentes dimensões sociais, históricas e temporais. Reconhecimento de adultos e jovens como sujeitos sociais, que constroem diferentes modos de ser. Significado do aumento da presença de jovens nas salas de aula de EJA, tensões e possibilidades intergeracionais. Juventude da EJA, demandas e perspectivas. Atendimento na EJA. Exploração de diferentes abordagens sobre propostas pedagógicas voltadas para sujeitos jovens. Currículos e materiais didáticos, estratégia de aproximação entre escola e juventude. Experiências, práticas, pesquisas, programas, projetos e políticas que aproximam a EJA da condição juvenil.


BIBLIOGRAFIA:

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