UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos e Diversidade de Públicos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11353
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar perfil e necessidades básicas de aprendizagem dos diversos sujeitos que compõem o público da educação de jovens e adultos (e idosos).
Discutir historicamente processos que levaram parcela significativa da população à baixa escolarização.
Compreender processos de escolarização, formas de exclusão, inclusão escolar e processos estruturais de desigualdade social que intensificam a demanda pela educação de jovens e adultos (e idosos).
Mapear e discutir temas emergentes no campo da educação dos sujeitos em questão.
Conhecer e refletir sobre programas, projetos e políticas que atendem necessidades e demandas dos diversos públicos da educação de jovens e adultos (e idosos).
Tratar criticamente a interseccionalidade das características dos sujeitos jovens, adultos e idosos.


EMENTA:

Diversidade de sujeitos que integram a educação de jovens, adultos e idosos entre eles: trabalhadores; população do campo; população urbana; população carcerária; afrodescendentes; indígenas; jovens; idosos etc., abarcando distintas dimensões sociais, históricas, temporais e geracionais. Adultos, jovens e idosos como sujeitos sociais, construtores de diferentes modos de ser e estar no mundo. Interseccionalidade entre geração, gênero, raça/etnia e classes sociais dos sujeitos da educação. Sujeitos da EJA: demandas e perspectivas. Programas e projetos para distintos sujeitos. Experiências, práticas e pesquisas sobre o tema. Principais dilemas e desafios para professores e educadores, considerando a diversidade de estudantes jovens, adultos e idosos com baixa ou sem escolarização de educação básica.


BIBLIOGRAFIA:

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