UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Dificuldades e Problemas de Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11352
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Conhecer as principais características e causas possíveis dos distúrbios de aprendizagem, bem como dos problemas de aprendizagem que afetam os portadores de necessidades educativas especiais, intervindo, quando necessário, de forma a poder oferecer aos mesmos ajuda pedagógica adequada.
EMENTA:

Definir o objeto de estudo, suas possíveis causas biológicas e sociais, através de uma visão ontegrada de aprendizagem, como também, caracterizá-los nas suas várias manifestações. A prática pedagógica oferecida para cada caso.


BIBLIOGRAFIA:

FONSECA, Vitor. Problemas da aprendizagem. Ed. Icobé, RJ, 1987.
ASSUNÇÃO, José. Problemas de aprendizagem, Ed. Àtica, SP, 1990.
FARNHAM-DIGGORY. Dificuldades de aprendizagem. Ed. Morata, Madrid, 1983