UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Atendimento Educacional a Educandos c/ Deficiência Física e Múltipla Deficiência
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11347
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Levar o/a graduando/a a:
a) Compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência física e múltipla deficiência, notadamente aqueles com surdocegueira e paralisia cerebral.
b) Desenvolver sensibilidade na interação com tal população.
c) Elaborar planejamento educacional para auxiliar no processo de inclusão escolar desses alunos.

EMENTA:

Características principais da deficiência física e da múltipla deficiência (surdocegueira). Integração Sensorial. Currículo Funcional Ecológico. A comunicação do surdocego e do múltiplo deficiente. Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) e Tecnologia Assistiva. Identificação das formas de comunicação do educando. O processo de inclusão escolar. Recursos de baixa tecnologia para o trabalho da CAA oral e escrita (pranchas de comunicação, brinquedos adaptados, acionadores, "eye-gaze", comunicadores artesanais, máquina elétrica). Construção de diferentes tipo de pranchas de comunicação. Recursos de alta tecnologia para o trabalho da CAA (comunicadores de voz, computadores e acessórios como: teclado expandido, mouse adaptado, tela sensível ao toque e colméia). Adaptação de atividades escolares. Construção de acionadores e interruptores de pilha. Utilização de softwares como o Power Point e Word como recurso do trabalho da CAA.


BIBLIOGRAFIA:

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