UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Arte, Filosofia e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-11344
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Situar o fenômeno artístico em sua relação com a possibilidade da filosofia. Mostrar a arte como estruturador de um modo específico de pensar e perceber o real. Situar o fenômeno artístico em sua relação com as noções de espaço e tempo entendidos filosoficamente. Apresentar a arte numa dimensão filosófica. Caracterizar as manifestações artísticas quanto ás possibilidades de uma discussão filosófica de seus fundamentos espaciais e temporais. Situar o fenômeno artístico quanto as possibilidades de seus fundamentos espaciais e temporais. Situar o fenômeno artístico em sua relação com a dimensão poética. Caracterizar as manifestações artísticas quanto às possibilidades de uma discussão filosófica de seus fundamentos poéticos.
EMENTA:

A arte e as questões conceituais: discussão filosófica sobre o aparato conceitual concernente à arte; o conceito de arte. A arte e as questões de fundamento: arte, espacialidade e temporalidade; espaço e tempo enquanto condições de possibilidade da arte. A arte e a dimensão poética: a arte entendida enquanto dimensão poética; a dimensão poética enquanto um modo privilegiado do fazer. A arte e a educação: arte e escrita; arte como formação.


BIBLIOGRAFIA:

ARANTES, Antonio Augusto. O que é Cultura Popular. 14ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CASCUDO, Luís A. da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Brasília: INL/MEC, 1972.
CAVALCANTI, Nestor de Hollanda, JARDIM, Antonio. Teses sobre a música in Revista Encontros com a Civilização Brasileira, v. 8: 223-245. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
JARDIM, Antonio. Música: uma outra necessidade do real: para uma filosofia de uma linguagem substantiva. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: CBM, Manuscrito, 1988.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981.
NUNES, Benedito. Passagem para o poético. São Paulo: Ática, 1986.
PAZ, Otavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.
TRAGTENBERG, Maurício. A escola como organização complexa. In Walter E. Garcia (Org.) Educação brasileira contemporânea: Organização e Funcionamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
WISNIK, José Miguel, SQUEFF, Enio. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira - Música. São Paulo: Brasiliense, 1978.