UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Aprender a Pensar com as Crianças
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-11342
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 5)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Compreender os fundamentos filosóficos e metodológicos do trabalho filosófico com crianças assim como sua visão histórica.
- Criar um espaço de reflexão que permita explorar os sentidos da· experiência educativa escolar e o lugar do pensamento dentro dela.
- Adquirir ferramentas teórico-metodológicas para o trabalho filosófico com crianças no contexto escolar.

EMENTA:

A proposta de Matthew Lipman e o surgimento da Filosofia para Crianças. A criação de um dispositivo teórico-metodológico para a investigação filosófica. As características peculiares de uma investigação filosófica. A Filosofia para Crianças e suas reformulações na América Latina. Repensando a infância: as formas da temporalidade. Repensando a Filosofia: o filosofar como experiência. O lugar da Filosofia na escola. A relação entre a Filosofia e a Literatura. Questões metodológicas: tema problema e conceito; o texto; a problematização: o lugar das perguntas; a comunidade de indagação e questionamento; o papel do professor na experiência.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-11373 Infância, Educação e Pensamento
 
BIBLIOGRAFIA:

GISLANE, Conceição. O Projeto Filosofia na Escola: uma experiência com a prática filosófica na infância Recife, PE: UFPE, 2008 (Tese, Doutorado em Educação).

KOHAN, Walter Ornar. Filosofia para crianças. 2da. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter Ornar, WUENSCH, Ana Míriam. Filosofia para Crianças a tentativa. Pioneira de Matthew Lipman. VoLI. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

KOHAN, Walter Ornar, WAKSMAN, Vera. Filosofia para Crianças na prática escolar. Vol II Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
KOHAN, Walter Ornar, LEAL, Bernardina e RIBEIRO, Álvaro. Filosofia na. Escola Pública. Vol. V. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.

______________. A Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

______________.O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

LOPEZ, Maximiliano. Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MORAIS, Regis. Sala de aula: Que espaço é esse? Campinas, SP: Papirus, 1995.

OLARIETA, Fabiana. O que toma infantil uma literatura? O papel da literatura na prática de filosofia com crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2003

SILVEIRA, René José Trentin. A filosofia vai à Escola? Campinas, SP: UNICAMP, 1998. Tesis (Doutorado).