UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Acordos Internacionais e Repercurssões nas Políticas de EJA
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-11341
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

. Analisar, como base nos acordos e compromissos internacionais e regionais, como vem sendo configurada a EJA no Brasil.
. Examinar documentos, declarações e agendas que relacionam/situam a EJA no campo dos direitos, das políticas públicas, do acesso e da permanência.
. Discutir políticas internacionais de EJA e seus reflexos nas políticas nacionais e locais, no contexto do mundo interconectado e globalizado.
. Entender os novos sujeitos individuais e coletivos, identidades e temáticas incorporadas no âmbito da EJA.

EMENTA:

Visão geral sobre a configuração do campo da EJA, com base nos principais acordos e compromissos internacionais dos quais o Brasil e signatário. Papel da Comunidade Ibero-americana de Nações e do Mercosul na ampliação do direito à inclusão educacional. Significado de movimentos nacionais em defesa do direito à educação: Fóruns de EJA e outros - tensões e desafios. Desenvolvimento humano, social e econômico, diversidade e diferenças incorporadas às agendas internacionais e regionais de educação. Situação do Brasil face aos compromissos firmados, desafios da qualidade na educação para todos. Repercussão das agendas internacionais e regionais nas políticas nacionais de EJA.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Documento final. Encontro Nacional Preparatório à VI CONFINTEA. Brasília: MEC/SECAD, maio 2008.
BRASIL. Relatório Nacional da Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação do Brasil. Apresentado na Conferência Internacional "Mid Term" em Educação de Adultos, Bangkok, Tailândia, set. 2003.
BRASIL. Informe sobre a alfabetização e a educação de jovens e adultos no Brasil MEC/Unesco para apresentação do Encontro: South-south policy dialogue on quality education for adults Young people, na cidade do México jun. 2005. Org. por Eliane Ribeiro Andrade e Jane Paiva. MEC/UNESCO, 2005.
IRELAND, Timothy D. A história recente da mobilização pela educação de jovens e adultos no Brasil à luz do contexto internacional. In: Revista Alfabetização e cidadania. N. 9. São Paulo: RAAAB, 2000.
PAIVA, Jane. Sentidos do direito à educação para jovens e adultos. Revisitando marcos internacionais e nacionais. Rio de Janeiro: DP et alii, 2009.
RIVERO, José. Educação e exclusão na América Latina. Brasília: Universa editora, 2000.
TORRES, Rosa Maria. Aprendizaje ao largo de toda La vida: Um nuevo momento y uma nueva oportunidad para El aprendizaje y La educación básica de lãs personas adultas (AEBA) em los poíses em desarollo. Buenos Aires, Intituto Froneses. Quito - Buenos Aires, mayo 2002.
UNESCO. Compromisso renovado para aprendizagem ao longo da vida. Proposta da América Latina e do Caribe para a VI CONFITEA. Documento final. México, set. 2008.
UNESCO. A década das nações unidas para a alfabetização: educação para todos. In: IRELAND, Timothy, MACHADO, Maria Margarida, PAIVA, Jane (orgs). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996-2004. Brasília: Unesco, MEC, 2004.
UNESCO. Agenda para o futuro da educação de adultos. In: IRELAND, Timothy, MACHADO, Maria Margarida, PAIVA, Jane (orgs). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996-2004. Brasília: Unesco, MEC, 2004.
UNESCO. Relatório de monitoramento global de Educação para Todos: o imperativo da qualidade. São Paulo: Moderna, 2005.
UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre educação de adultos - V CONFINTEA. In: IRELAND, Timothy, MACHADO, Maria Margarida, PAIVA, Jane (orgs). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996-2004. Brasília: Unesco, MEC, 2004.