UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Relações de Poder e Sistemas de Avaliação em Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-11339
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar a genealogia do poder e as relações que são estabelecidas no campo de educação brasileira, considerando a avaliação como eixo estruturante das políticas educativas em consonância com as mudanças econômicas e políticas mais amplas com impacto nos valores, objetivos e processos bem como na gestão universitária e na ampliação do poder de controle do Estado.
EMENTA:

O Estado Avaliador. Práticas governamentais de centralização, diversificação e diferenciação.
Sistemas federais, estaduais e municipais de avaliação. SAEB, ENEM E SINAIS. Sistemas Estaduais de Avaliação.



BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia (Clássica / Básica da área):
AFONSO, A.J. Estado, globalização e políticas educacionais; elementos para uma agenda de investigação. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação (Anped) n.22, 2003.
ALTMAN, H. Influências do Branco Mundial no projeto educacional brasileiro. São Paulo: Educação e Pesquisa, v.28, n1.2002.
ARRETCHE, M. Relações federativas nas políticas sociais. São Paulo: Educação e Sociedade, v.23, n80, set. 2002.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação - Políticas Educacionais e Reformas do Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2003.
DIAS SOBRINHO, J. Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado. São Paulo: Casa do Psicólogo All Brooks, 2005.
DOURADO, L.F. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. São Paulo: Educação e Sociedade, vol.23, n.80, set.2002.
FOUCALT, M. A micro-física do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
FRANCO, MARIA CIVIATTA. A construção da democracia pós-ditadura militar: políticas e planos educacionais no Brasil. In. FAVERO, O; SEMERARO, G 9 ORG). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002.
FRIGOTTO, G. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.
SILVA, M.A. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados, 2002.