UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Fundamentos das Ciências da Natureza para Crianças, Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-11338
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir as tendências atuais do Ensino de Ciências.
Associar o ensino de Ciências às situações reais do mundo natural e cotidiano.
Utilizar e produzir novas técnicas, metodologias, materiais e estratégias para o Ensino de Ciências.
Valorizar o trabalho individual e em equipe, a postura responsável, a cooperação e a solidariedade.

EMENTA:

Objetivos do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências.
Relação Ciência-Sociedade-Tecnologia
Conceitos científicos e a construção do conhecimento sobre a natureza.
METODOLOGIA
Aulas expositivas com recursos audio-visuais (retro-projetor; projetor de slides; televisão; vídeo cassete; DVD; vídeo microscópio; cartazes e modelos.
Aulas práticas com material didático formal e improvisado;
Análise de livros didáticos e paradidáticos;
Análise de jogos didáticos, maquetes, modelos;
Visitas a instituições (1 por semestre) tais como jardim zoológico; jardim botânico etc.;
Excursões didáticas (1 por semestre).

AVALIAÇÃO
A avaliação é feita através dos seguintes parâmetros: participação nas atividades; apresentação de trabalhos e provas.



BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. (orgs) Linguagens, leituras e ensino de Ciências. Campinas: 1998.
APPLE, Michael W. Manuais escolares e trabalho docente - uma economia política de relações de classe e de género na educação. Lisboa-Portugal: Didáctica Editora, 2002.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 7ª ed. São Paulo: Ática, 1998
BLOUGH, Glenn O., SCHWARTZ, Julius , HUGGETT, Albert J. Como ensinar ciências. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S.A., 1972.
BRASIL. Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências. Laboratório básico polivalente de ciências para o 1o grau: manual do professor. Rio de Janeiro: FENAME/PREMEN/DEF, 1978
CANIATO, Rodolpho. Com ciência na educação; ideário e prática de uma alternativa brasileira para o ensino da ciência. Campinas, SP: Papirus, 1989.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KRASILCHIK, Myriam (coord.). Ciência integrada. Projeto MEC/PREMEN/CECISP. São Paulo: Gráfica Editora Hanburg, 1977.
LOPES, A. MACEDO, E.(Orgs) Currículo de Ciências em debate. São Paulo: Papirus, 2004.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, Marly Cruz Veiga da, ROSA, Almir Fonseca. Guias de estudo de ciências 1, 2, 3, 4 e 5. Niterói, RJ: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1978.
VIEIRA, Candido Oromar Figueiredo et al. Iniciação à Ciência - 1. Rio de Janeiro: MEC/FENAME, 1978.
WEISSMANN, Hilda (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.