UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ens de Geografia Aplic ao Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças,Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-11336
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Reconhecer a influência e as relações diretas entre as principais correntes do pensamento geográfico e da história da educação na Didática da Geografia;
- Refletir criticamente sobre as transformações estruturais impostas pelo atual estágio de globalização, marcadas pela técnica, ciência e informação em todas as dimensões da existência humana, sobretudo, a espacial;
-Conhecer e aprofundar o entendimento e o uso das categorias geográficas na Didática da Geografia: paisagem, lugar, região e território, bem como as categorias forma, função, processo e estrutura;
- reconhecer os conceitos e as noções referentes a alfabetização cartográficas como ferramentas para a produção do conhecimento geográfico;
- Analisar e avaliar os documentos oficiais curriculares de Geografia: planos, programas, propostas e parâmetros curriculares;
- Analisar e avaliar os manuais didáticos e paradidáticos de Geografia para as séries iniciais;
- Reconhecer e elaborar propostas de planos de aula utilizando os principais recursos didáticos da geografia (estudo do meio, uso de jornais, revistas, entrevistas e questionários, fontes documentais, Atlas escolares e Atlas municipais), bem como os recursos emergentes (Internet, televisão, cinema, etc).

EMENTA:

História do Pensamento Geográfico: Geografia Clássica, Geografia Moderna (tradicional e crítica). Globalização, arquitetura da globalização. Categorias geográficas (paisagem, lugar, região e território); categorias filosóficas (forma, função, processo e estrutura); Alfabetização cartográfica. Produção e recursos didáticos, paradidática de Geografia. Programas e propostas de ensino de geografia.


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