UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ens de História Aplic ao Anos Iniciais do Ens Fund de Crianças, Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-11335
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Conhecer e aprofundar noções e conceitos para construção do conhecimento histórico: noções temporais: duração, sucessão, simultaneidade, permanência, mudança. Fato histórico, fontes históricas, processo histórico, contexto, estrutura, entre outros.

Reconhecer as principais concepções historiográficas e suas características: positivismo, materialismo histórico e Annales, utilizando-as enquanto instrumental para crítica da realidade e para repensar a prática pedagógica.

Analisar e avaliar a produção didática e paradidática para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, para crianças, jovens e adultos.

Reconhecer e utilizar a diversidade de fontes históricas na produção do conhecimento histórico.

Identificar, relacionar e reconhecer a importância das noções de memória, cultura e identidade para o ensino de História.

Discutir as propostas curriculares e as diretrizes para o ensino de História para os anos iniciais de crianças, jovens e adultos, bem como das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

EMENTA:

Historiografia: Positivismo, do Materialismo Histórico e Annales. Noções e conceitos para construção do conhecimento histórico. Memória, Cultura e Identidade. O ensino de História e as políticas públicas. Produção Didática e Paradidática de História para os anos iniciais de crianças, jovens e adultos.


BIBLIOGRAFIA:

ARIÈS, P e outros. (s/d). História e Nova História. Lisboa: Teorema.
BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BLOCH, Marc. Introdução a Historia. Lisboa: Presença, sd.
BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_______. (1997). Educação de Jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC. p.161-171
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, 2005.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales 1929-1989. A Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1992.
____________. Hibridismo Cultural. São Leopoldo, RS:Unisinos, 2003.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? - Sobre a história e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
PINSKY, Jaime (org) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
POLLACK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p. 3-15, 1989.
SCHMIDT, Mª Auxiliadora, CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.