UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-11333
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Utilizar com clareza e precisão a linguagem matemática na expressão de relações entre os seres e os fenômenos do meio em que vivem seus alunos;
- Trabalhar a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando ao desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico e à aquisição de competências básicas necessárias ao cidadão
- Aplicar os conhecimentos matemáticos na resolução de problemas da vida cotidiana dos alunos.
- Analisar o processo de construção dos conceitos fundamentais da Matemática através da sua adequação ao estágio de desenvolvimento de quem aprende
-Planejar, produzir e utilizar material didático para as diversas fases do processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

EMENTA:

A alfabetização em matemática e a construção dos conceitos fundamentais desta ciência. As novas linguagens no tratamento do fato matemático. A evolução histórica da Matemática: aplicações atuais na solução de problemas do cotidiano. Modelos matemáticos. O problema em Matemática e as diferentes formas de raciocínio lógico de crianças, jovens e adultos. A matemática nos projetos educacionais: interação do ensino com as propostas curriculares dos sistemas escolares.


BIBLIOGRAFIA:

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide. São Paulo: Edgar Blücher, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. 1997.
CERUQETTI-ABERKANE, F. e BERDONNEAU, C. O ensino da Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
DUHALDE, M.E. e CUBERES, M.T. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KAMI, C. A criança e o número. Campinas: Papiros, 1984.
LINS, Romulo C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
MAGNO, Beatriz Helena. Didática da Matemática: a construção do conhecimento matemático nas séries iniciais. Rio de Janeiro: Consultor, 1997.
MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
NUNES, T. e BRYANT, P. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
PIRES, Célia Maria. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. São Paulo: Interciência, 1978.
ROSA NETO, Ernesto et allii. Matemática para o Magistério. São Paulo, Ática, 1991.
SCHLIEMANN, Analúcia e Carraher, David (org). A compreensão de conceitos aritméticos: ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 1998.
TOLEDO, Marília. TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Revista do Profesor de Matemática - SBM - Brasil
Educação e Matemática - Revista da Associação de Professores de Matemática (Portugal).
http://www.apm.pt