UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-11331
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os processos que contribuem para a reprodução da exclusão educacional de grandes contingentes da população brasileira.
Examinar dados e indicadores que apontam a situação de analfabetismo e de baixa escolaridade, assim como condições para reversão do quadro.
Compreender fundamentos históricos, conceituais, políticos e pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos e alargamento do campo conceitual.
Enunciar/compreender o papel histórico de Paulo Freire na produção de uma epistemologia da educação de jovens e adultos.
Debater sobre a conquista pelo direito à EJA, no marco de: legislações, diretrizes e referenciais que orientam e organizam o trabalho em EJA e de movimentos da sociedade - fóruns - em busca da consolidação do direito.
Discutir a oferta de diferentes programas, projetos e propostas de EJA no âmbito governamental e não-governamental; formal e não-formal; escolar e não-escolar.
Apreender a diversidade dos sujeitos da EJA.
Identificar políticas de inclusão socioeducativa para jovens e adultos.

EMENTA:

Distintos processos que contribuem para a manutenção da baixa escolaridade no Brasil, relacionados à história da EJA, com destaque para as contribuições no campo da educação popular; a incorporação da EJA como direito público a todo cidadão brasileiro; e os contraditórios processos pedagógicos que perpassam toda a sua história. Papel da EJA no âmbito do sistema educativo e tensionamentos: relação com outras políticas setoriais e com a diversidade de sujeitos; caráter conservador, reformador ou transformador das políticas públicas que conformam o conjunto de práticas educativas; lutas pelo direito. Papel da EJA no âmbito do aprender por toda a vida: apropriações contemporâneas e desafios nas sociedades do conhecimento.


BIBLIOGRAFIA:

ARROYO, Miguel. A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão. In: Práticas educativas e a construção do currículo. Revista Alfabetização e Cidadania. n. 11. São Paulo: Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil, abr. 2001.
BEISIEGEL, Celso de Ruy. Política de educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). A gestão democrática da educação. Desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, l997.
BRASIL. Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania. Brasília: MEC/SNEB, l991.
_______. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996.
_______. Parecer CNE/CEB no. 11/2000, de 5 de maio de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2000.
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FÁVERO, Osmar (org.). Lições da história: os avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, Inês B., PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, l996.
GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro. A relação educativa na educação de jovens e adultos: suas repercussões no enfrentamento das ressonâncias da condição de exclusão social. In: XXV Reunião Anual ANPEd. Poços de Caldas: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2003.
OLIVEIRA, Inês B. e PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
UNESCO. Declaração de Hamburgo e Agenda para o Futuro. V Conferência Internacional de Educação de Adultos. Hamburgo, Alemanha, 1997.