UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Dinâmica e Práticas da Vida Universitária
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-11329
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno, visando a utilização mais eficiente de recursos intelectuais, psíquicos e relacionais, numa visão integrada dos aspectos emocionais e pedagógicos.
Fornecer subsídios que facilitem a integração do aluno no contexto universitário.
Orientar o aluno quanto a hábitos, técnicas e estratégias de estudo e de pesquisa individual e em grupo.
Promover ações de caráter educativo e preventivo, com vistas a promover o nível de integração dos estudantes,.
Elevar o nível de informação e compreensão de questões e temas relacionados à vida universitária.
Minimizar o insucesso e a evasão no Curso de Pedagogia.

EMENTA:

A UERJ, a Faculdade de Educação e o Curso de Pedagogia: estrutura, documentos legais e procedimentos acadêmicos. O sistema de avaliação do rendimento acadêmico utilizado na UERJ. Estilos de aprendizagem e metacognição. Técnicas e estratégias de estudo e pesquisa individual e em grupo. Preparação e realização das principais tarefas acadêmicas. Dinâmica dos grupos, desinibição e participação cooperativa.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES MAZZOTTI, Alda J.& GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa qualitativa e quantitativa. São Paulo: Pioneira, 2001.
ANTUNES, Celso. A grande jogada: manual construtivista de como estudar. Rio de Janeiro: Vozes,1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas técnicas. http://www.abnt.com.br/
FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional . São Paulo: Cortez, 2001.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2002.
LAKATOS, E. M. e MARCONI M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2004.
MAGALHÃES , Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa - Caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.
NOGUEROL, Artur. Aprender na Escola: Técnicas de Estudo e Aprendizagem.Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SANTOS, Gerson Tenório dos et al. Orientações metodológicas para a elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: GION, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002
TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1997.
Currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERJ.
Documentos que regulamentam e fazem parte da vida acadêmica dos estudantes.
Estatuto da UERJ.
Legislação que regulamenta a vida universitária.
Regimento da UERJ.