UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Abordagens Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-11326
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apreender concepções teórico-metodológicas que fundamentam e subjazem a propostas de educação de jovens e adultos.
Compreender as relações entre concepções e expressões pedagógicas que organizam políticas, programas e projetos.
Explorar variedade de políticas, programas e projetos, buscando concepções e lógicas que os orientam.
Experienciar a produção/formulação de propostas para a diversidade de sujeitos na educação de jovens e adultos.
Analisar criticamente políticas, programas e projetos, identificando concepções, fundamentos teóricos e epistemológicos, metodologias.

EMENTA:

Políticas, programas e projetos voltados à educação de jovens e adultos (formais e não-formais). Sujeitos da diversidade ocupam o lugar central na formulação de políticas, programas e projetos educativos. Concepções teórico-metodológicas da educação de jovens e adultos e da educação continuada: EJA como modalidade do ensino fundamental e médio e currículo; EJA como aprender por toda a vida. Fundamentos legais, jurídicos, epistemológicos que sustentam abordagens pedagógicas. Formação continuada de alfabetizadores e de professores como sujeitos do aprender por toda a vida: projetos e propostas. Financiamento público da EJA. Requerimentos da contemporaneidade nas abordagens pedagógicas na EJA: linguagens (tecnológicas, arte etc.); juventudes; terceira idade.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996.
_______. Parecer CNE/CEB no. 11/2000, de 5 de maio de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2000.
_______. Programa Brasil Alfabetizado. Brasília: MEC, 2006.
_______. Programa Fazendo Escola. Brasília: MEC, 2006.
_______. PROJOVEM. Brasília: Secretaria Nacional de Juventude, 2005.
SESC. Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: SESC Educação, set. 2000.
_____. Proposta Pedagógica do SESC LER. Rio de Janeiro: SESC Educação, set. 2000.
_____. SESC Ler: educação por inteiro. Rio de Janeiro: SESC, 2000.
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________________________. Programa SESI Educação do Trabalhador. Elevação da escolaridade básica. Brasília: SESI/DN, s.d. (mimeo).
MST. Educação no MST balanço 20 anos. Boletim da Educação. n. 9. São Paulo: MST, dez. 2004.
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MST. Sempre é tempo de aprender. Caderno de Educação n. 11. 1. ed. São Paulo: MST, nov. 2003.
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PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: utopias e desafios. Rio de Janeiro, 3p. s.d. (mimeo).
UNESCO. Projeto Regional de Educação para a América Latina e Caribe - PRELAC (2002-2017). Santiago del Chile: OREALC, 2004. (documento eletrônico). Disponível em www.unesco.cl.
________. Informe Regional. La Educación de Jóvenes y Adultos en América Latina y el Caribe Hacia un estado del arte. Santiago del Chile: OREALC, 2003.