UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Didática / Estágio Supervisionado
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-11319
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IGEOG - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio2 4 60
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Analisar discussões teóricas atuais sobre a didática, histórico e constituição do campo, bem como o planejamento e os elementos do processo de ensino. Discutir o trabalho docente, a cultura e o cotidiano escolar. Realizar atividades de observação, investigação e análise da cultura escolar em uma escola de educação básica.
EMENTA:

Profissão Docente. Identidade Docente. Cultura e Cotidiano Escolar: Sujeitos, Saberes, Espaços e Tempos. Identidades dos Sujeitos da Escola: Classe Social, Gênero, Sexualidade e Etnia. Campo Contemporâneo da Didática: Foco na Didática Crítica. Origens da Didática: Histórico e Constituição do Campo. Planejamento de Ensino e Avaliação. Técnicas de Ensino.

TRAVA:

90 créditos (Ciências Biológicas - versão 4)
90 créditos (Ciências Biológicas - versão 6)
70 créditos (Ciências Sociais - versão 1)
83 créditos (Educação Física - versão 7)
83 créditos (Educação Física - versão 9)
67 créditos (Matemática - versão 6)
67 créditos (Matemática - versão 7)
77 créditos (Filosofia - versão 3)
73 créditos (Física - versão 6)
73 créditos (Física - versão 7)
75 créditos (Geografia - versão 3)
78 créditos (Geografia - versão 2)
101 créditos (História - versão 4)
73 créditos (Química - versão 4)
102 créditos (Psicologia - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
86 créditos (Letras - Inglês - versão 6)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 3)
72 créditos (Artes Visuais - versão 2)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-06642 Didática
EDU02-08819 Estágio Supervisionado
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda et al. Criar currículo no cotidiano. SP: Cortez, 2002.
CANDAU, Vera M. (Org.,). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis. Vozes, 1997.
CANDAU, Vera M. (Org.,). Sociedade, educação e cultura(s) - Questões e propostas. Petrópolis. Vozes, 2002.
CANDAU, Vera M. (Org.,). Cultura(s) e educação. RJ: DP&A, 2005.
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). RJ: DP&A, 2000, 2002.
LOPES, Alice C. & MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1993.
VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? São Paulo: Papirus, 1991.
VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus Editora, 1996.
VEIGA, Ilma P. A. (Coord.). Repensando a didática. 6ª Ed. Campinas: Papirus Editora, 1995.