UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE JORNALISMO
DISCIPLINA: Jornalismo Internacional
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS03-11313
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Familiarizar o aluno com os principais temas abordados hoje pelo noticiário internacional. Ensiná-lo a avaliar a importância dos fatos internacionais e, sempre que possível, relacioná-los com a realidade brasileira. Ajudá-lo a entender as relações do mundo globalizado para selecionar as informações mais relevantes para o público-alvo. Ensiná-lo a utilizar material de agências internacionais e a cobrir pautas internacionais mesmo estando distante dos fatos - o que não é o ideal, mas está mais próximo da realidade da maioria dos jornalistas que trabalham no Brasil. Apresentar as questões globais, antigas e contemporâneas, como objeto do trabalho jornalístico. Discutir em que medida essas questões traduzem e/ou afetam nossa realidade. Introduzir os principais elementos, aspectos e personagens da política internacional, discutindo os papéis que efetivamente têm e a sua representação cotidiana no noticiário. Apresentar a prática do Jornalismo Internacional: as funções, os locais e as possibilidades de trabalho nesta área. Se possível, realizar visitas aos locais onde se exerce. Debater temas contemporâneos da geopolítica e da política internacional, a partir de exemplos da mídia.
EMENTA:

História e política contemporâneas. Nova racionalidade econômica e seus efeitos sobre as identidades nacionais e culturais. As mudanças no Ocidente e no Oriente. O Brasil no cenário mundial. Organização das Nações Unidas. Agências de notícias internacionais. Correspondente internacional. Correspondente de guerra. Cenário midiático internacional. Uso de novas tecnologias no setor. Cobertura de matérias internacionais em jornais, revistas, TV e internet. Pauta, apuração, redação e edição em Jornalismo Internacional.
O Jornalismo Internacional e as nossas visões de mundo. Temas do jornalismo internacional. O texto e as imagens do jornalismo internacional. As relações internacionais. A globalização e o consequente aumento em importância do noticiário internacional. A atuação de organismos internacionais e organizações não-governamentais. As conseqüências dos fatos políticos e econômicos internacionais no Brasil e na região. Blocos político-econômicos. Conflitos pelo mundo.



BIBLIOGRAFIA:

BARBER, Benjamin. "Jihad x McMundo", Rio de Janeiro, Record, 2003
BRASIL, Antonio. "Telejornalismo, Internet e Guerrilha Tecnológica", Rio de Janeiro, LCM, 2002.
----------, "Antimanual de Jornalismo e Comunicação", São Paulo, SENAC-SP, 2007.
CEPIK, Marco & MARTINS, José Miguel. "Política Internacional", Belo Horizonte: Newton
Paiva, 2004.
GOODMAN Al & POLLACK, John. The World on a String, How to become a freelance foreign correspondent. Nova York: Henry Holt and Company, 1997
HANNERZ, Ulf. Foreign News: exploring the world of foreign correspondents. Chicago: University of Chicago Press, 2004
HUNTINGTON, Samuel. "Choque de Civilizações", Rio de Janeiro, Objetiva, 2001
KNIGHTLEY, Philip. A Primeira Vítima: o correspondente de guerra como herói, propagandista e fabricante de mitos, da Criméia ao Vietnã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
NATALI, João Batista. "Jornalismo Internacional", São Paulo, Contexto, 2004
NEGRI, Antonio & HARDT, Michael. "Império", Record, 2001
PEREIRA, Marcelle Santana Gonçalves. "Os Últimos Românticos: sobre
correspondentes da imprensa brasileira no exterior", Monografia de conclusão de
curso, Niterói, IACS, 2001
ROSSI, Clovis. "Enviado Especial: 25 anos ao redor do mundo", São Paulo, Senac,
1999
TODD, Emmanuel. "Depois do Império". Rio de Janeiro: Record, 2003

Filmes:
Shattered Glass (O Preço de uma Verdade), EUA, 2003. Direção: Billy Ray. Elenco: Hayden Christenssen, Peter Sarsgaard, Chloë Sevigny.
The Paper (O Jornal), EUA, 1994. Direção: Ron Howard. Elenco: Michael Keaton, Glenn Close, Robert Duvall.
Good Night, and Good Luck (Boa Noite e Boa Sorte), EUA, 2005. Direção: George Clooney. Elenco: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Frank Langella, Jeff Daniels, Tate Donovan, Ray Wise.
The Front Page (A Primeira Página), EUA, 1974. Direção: Billy Wilder. Elenco: Jack Lemmon, Walter Matthau, Susan Sarandon.
Broadcast News (Nos Bastidores da Notícia), EUA, 1987. Direção: James L. Brooks. Elenco: Holly Hunter, Albert Brooks, William Hurt, Jack Nicholson, Joan Cusack, Lois Chiles, Peter Hackes, Robert Prosky.
All the President's Men (Todos os Homens do Presidente), EUA, 1976. Direção: Alan J. Pakula. Elenco: Robert Redford, Dustin Hoffman, Jason Robards, Jane Alexander.
O informante (The Insider, 1999), com Al Pacino e Russell Crowe, mostra a luta de um cientista recém-demitido de fábrica de cigarros e um produtor do programa de TV 60 Minutes para divulgar segredos escandalosos da indústria do tabaco.