UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação Escolar Indígena
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-11303
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Caracterizar os princípios antropológicos da educação indígena. Historicizar o marco legal da Educação Escolar Indígena no Brasil. Analisar as políticas públicas em Educação Escolar Indígena. Diferenciar Educação Indígena de Educação Escolar Indígena. Analisar currículos de educação indígena alternativos e a proposta oficial do RCNEInd. do MEC. Reconhecer os processos próprios de ensino/aprendizagem na Educação Indígena: os etnoconhecimentos.
EMENTA:

Princípios antropológicos da educação indígena. Os índios e os direitos: Marco Legal da Educação Escolar Indígena no Brasil. Políticas públicas em Educação Escolar Indígena. Educação Indígena X Educação Escolar Indígena. Currículos de Educação Indígena. Os Currículos alternativos e a proposta oficial do RCNEInd. do MEC. Processos próprios de ensino/aprendizagem: os etnoconhecimentos.


BIBLIOGRAFIA:

COELHO, Silvio dos Santos. Os Direitos dos Indígenas no Brasil. In: Silva, Aracy Lopes da & Grupioni, Luís Donisete Benzi. (Org.) A Temática Indígena na Escola - Novos Subsídios para Professores de 1o e 2o Graus. p. 87- 105. MEC - MARI - UNESCO. Brasília. 1999
D'ANGELIS, Wilmar da R. Educação Escolar Indígena: um Projeto Étnico ou um Projeto Étnico-político? IN: VEIGA, Juracilda. SALANOVA, Andrés (orgs.). Questões de Educação Escolar Indígena. Da Formação do Professor ao Projeto de Escola. Campinas: ALB, 2001, cap. 2, p. 35-56.
____________ Contra a Ditadura da Escola. In: Educação Indígena. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 49, dez/99. p. 18-25.
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. A Educação Escolar Indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da. & FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.) Antropologia, História e Educação. A Questão Indígena e a Escola. S.P.: Global, 2001, p. 71-111.
MONTE, Nietta Linderberg. SILVA, Aracy Lopes da. (orgs.) Introdução e Para Começo de Conversa. In: Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. p. 11-90. MEC. Brasília. 1998
MELIÁ, Bartomeu. Educação Indígena e Alfabetização. São Paulo. S.P. Edições Loyola.1979
______ Bilinguismo e Escrita. IN: D'ANGELIS, Wilmar da R. & VEIGA, Juracilda. (Orgs.) Leitura e Escrita em Escolas Indígenas. Campinas, S.P.: Mercado das Letras, 1997. (coleção Leitura no Brasil). p. 89-104.
NOBRE, Domingos. Escola Indígena Guarani no Rio de Janeiro na Perspectiva da Autonomia: Sistematização de Uma Experiência de Formação Continuada. Tese de Doutorado. Niterói: Faculdade de Educação. UFF. 2005
_______, Práticas e Políticas de Educação Escolar Indígena no Brasil: em Busca da Autonomia. In: FONTOURA, Helena Amaral da. Diálogos em Formação de Professores: Pesquisas e Práticas. Intertexto. Niterói. 2007
NUNES. Ângela. Brincando de Ser Criança: Contribuições da Etnologia Indígena Brasileira à Antropologia da Infância. Tese de Doutorado. 2003
SILVA, Aracy Lopes da. Mito, Razão, História e Sociedade: Inter-relações nos Universos Sócio-culturais Indígenas. In: A Temática Indígena na Escola - Novos Subsídios para Professores de 1o e 2o Graus. p. 317-335. MEC - MARI - UNESCO. Brasília. 1999
TEIXEIRA, Raquel. Limites e Possibilidades de Autonomia de Escolas Indígenas. In: D'ANGELIS, Wilmar da R. VEIGA, Juracilda. (orgs.) Leitura e Escrita em Escolas Indígenas. Campinas, S.P.: Mercado das Letras, 1997. (coleção Leitura no Brasil). p. 139-168.