UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOLOGIA VEGETAL
DISCIPLINA: Metodologia de Pesquisa Qualitativa Ambiental
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG09-11300
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

1. Fornecer um panorama amplo, básico e atualizado das principais estratégias de coleta, análise e difusão de dados/informações, tendo como abordagem conceitual-metodológica o paradigma da pesquisa qualitativa;
2. Capacitar estudantes de variados cursos a começarem atividades e projetos no campo da metodologia da pesquisa qualitativa(MPQ), no contexto sócio-ambiental, com as bases metodológicas vigentes no campo;
3. Capacitar o aluno a promover atividades alicerçadas nos referenciais teórico-práticos da MPQA, visando novas concepções para a construção de sociedades sustentáveis como modelo para um planeta viável.

EMENTA:

1. Características paradigmáticas da abordagem qualitativa da pesquisa socioambiental.
2. Abordagem conceitual e operacional das estratégias metodológicas de: a) intervenção de imersão no contexto socioambiental (pesquisa ação e pesquisa participante); b) intervenção por visitas ao contexto (observação participante, entrevistas, história de vida, análise documental e análise de conteúdo). Estudo de caso.
3. A construção e realização de uma proposta de trabalho de pesquisa qualitativa no contexto socioambiental: O que pesquisar? Que bibliografia sustenta a proposta? Por que pesquisar (justificar)? Como pesquisar (metodologia)? Quando pesquisar (cronograma de trabalho)? Com que recursos (orçamento)?
4. Projetos emblemáticos de MPQ no contexto socioambiental.

Metodologia: Aulas expositivas com recursos audio-visuais; aulas práticas em laboratório e saídas de campo, atividades complementadas com elaboração de relatórios e leitura de artigos científicos, documentos acadêmicos, livros e trabalhos de eventos.
Avaliação: Será realizada mediante os seguintes critérios: três avaliações escritas, sendo uma um teste, a outra formulação de relatório e a terceira, apresentação de seminários.



BIBLIOGRAFIA:

ALVES-MAZZOTI, A J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais; Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999, 203 p.

BARROS, A de J. P. de; LEHFELD, N. A de. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed., Petrópolis: Vozes, 2002, 127.

MINAYO, M. C. De S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 19 ed. Petrópolis, Vozes, 2001, 80 p.

PEDRINI, A de G. (Org.) Metodologias em Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes, 240 p.