UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Conceitos Fundamentais de Matemática I
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF09-11296
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam o aluno adquirir uma formação geral, desenvolvendo a capacidade de comunicação e representação, lendo e interpretado corretamente situações matemáticas do dia-a-dia e de outras áreas do conhecimento.
EMENTA:

A história da numeração. Os principais sistemas de numeração decimal e não-decimal. Mudança de base. Conjuntos numéricos. Noções de lógica. Operações com números naturais. A divisibilidade aritmética e seus critérios. Múltiplos e divisores comuns. O conceito de fração. Definição de frações impróprias e números mistos. Operações com frações. Representação de números fracionários na forma decimal. Operações com números decimais. Definição de números racionais, irracionais e reais.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF09-07115 Conceitos Fundamentais da Matemática
 
BIBLIOGRAFIA:

RUBINSTEIN, C. e outros. Matemática para o curso de formação de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. 2. Ed. São Paulo, Moderna, 1997.
MENDONÇA, E. R. e outros. Matemática para o Magistério. 9. Ed. São Paulo, Ática, 1998.
COLEÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Rio de Janeiro, SBM, 1993. 14v.
REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. São Paulo, SBM, 1982/1998.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Rio de Janeiro, Martins Fontes, 1984.