UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Tóp Espec: As Concepções Educacionais nos Documentos e Relatórios Internacio
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF08-11295
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

O mundo dos anos 90. As conferências e os relatórios internacionais. Os organismos internacionais e a educação. Plano Decenal de Educação para Todos.

OBJETIVO(S):

- Compreender o contexto histórico dos anos 90 e as diferentes Conferências e reuniões internacionais sobre educação, infância e juventude.

- Estudar os documentos destas Conferências e reuniões internacionais.

- Analisar as concepções educacionais dos documentos e relatórios.

- Identificar seus desdobramentos na política educacional brasileira.



BIBLIOGRAFIA:

HOBSBAWN, E. A era dos extremos: o Breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia das Letras, 1995.

DELORS, J. et alii. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. SP: Cortez/UNESCO/MEC, 2006.

PNUD, UNESCO, UNICEF e BANCO MUNDIAL. Marco de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. In: Conferência Mundial de Educação para Todos, 1990, Jomtien. Documento aprovado na Conferência. Nova York, 1990.

PNUD, UNESCO, UNICEF e BANCO MUNDIAL.Declaração Muldial de Educação para Todos. In: Conferência Mundial de Educação para Todos, 1990, Jomtien. Documento aprovado na Conferência. Nova York, 1990. 11 p. EM ABERTO. Brasília: INEP, ano 13, n. 59, 1993.