UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Planejamento Educacional
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11291
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

- Caracterizar aspectos básicos do planejamento, justificando sua importância no planejamento educacional.
- Analisar os fundamentos do processo do planejamento educacional, justificando sua importância na política nacional de desenvolvimento.
- Analisar a importância do planejamento participativo no desenvolvimento das etapas do processo do planejamento nacional.
- Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem, de modo a definir objetivos, conteúdos e metodologias específicas das diferentes áreas a diversidade dos alunos e a promoção da qualidade da educação.

EMENTA:

Planejamento educacional: conceitos e princípios; questões básicas no processo de planejamento. Etapas e níveis do planejamento educacional; instrumentos do planejamento educacional (plano, programa e projetos); política educacional brasileira: planos nacionais e planos setoriais de educação; órgãos do sistema de planejamento educacional brasileiro. Planejamento educacional como um processo (sistêmico, dialético e participativo).


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL, Governo Federal. Lei nº 9.394, de 20/12/1996: Estabele as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL, Governo Federal. Lei nº 10.172, de 9/01/2001. Aprova o Plano Nacional da Educação e dá outras providências. Brasília - DF: Ministério da Educação, 2001.
CABRAL NETO, Antônio (org) Política Educacional: desafios e tendência. Porto Alegre: Sulinas, 2004.
CALAZANS, Maria Julieta C. Planejamento da Educação no Brasil: novas estratégias em busca de novas concepções. In: Planejamento e Educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1993.
KUENZER, Acácia Zeneida (et alli). Planejamento educacional no Brasil. São Paulo: Cortez, 1993.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. Ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.
MENEGOLLA, Maximiliano & SANT'ANA. Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar? Currículo - Área - Aula. Petrópolis: Vozes, 2001.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político - pedagógico da escola. 2ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Guia da Escola cidadã; v. 7)
ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. O planejamento como instrumento de gestão educacional: uma análise histórico filosófica. In Em Aberto, Brasília, v. 17, PP 125-140, fev/jun 2000.
AZANHA, J. M. P. Planos e políticas de educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. In: MENEZES, J. G. C. et al. Estrutura e funcionamento da educação básica - leituras. 2ª Ed. Atualizada. São Paulo: Editora Pioneira, 1999. P. 102-123.