UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Pesquisa Educacional
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11290
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

- Discutir os pressupostos teóricos sobre a natureza do conhecimento.
- Elaborar e empregar instrumentos da comunicação científica: a apreensão, a expressão e a construção do conhecimento científico em educação.

EMENTA:

- Estudos dos princípios, valores, possibilidades e limites do conhecimento científico no interior de contextos sócio-históricos e histórico-culturais. Paradigmas à pesquisa. Epistemologia da pesquisa e da produção científica em educação. Diferentes concepções metodológicas da pesquisa educacional no Brasil. Processo de investigação científica: concepção, realização e socialização do saber científico.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1983.
ANDERY, M. A. et. AL. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 6 ª Ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 1996.
BARBIER, R. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BOGDAN, R e BIRKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
BRANDÃO, C. R. (org) Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
EZPELETA, J. e ROCKEWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1980.
FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1993.
_________. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas/SP: Papirus, 1994.
_________. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande/MS: UFMS: Fundação Gulbenkian, 1999.
LUDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SANTOS FILHO, J. C. e SÁNCHEZ GAMBOA, S. (org.) Pesquisa educacional: quantidade e qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.