UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Pensamento Pedagógico de Paulo Freire
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11289
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

- Compreender a concepção teórico-pedagógica de Paulo Freire no contexto educacional brasileiro.
- Refletir sobre a influência de Freire na formação e prática do gestor/educador nas diferentes modalidades de ensino no Brasil.

EMENTA:

Concepção da educação e cultura. Educação de Adultos como prática da liberdade. Compreensão do ato de ler e escrever. Relação escola pública e educação popular. A dimensão política, pedagógica e ideológica na formação e prática do gestor/educador. A especificidade humana na gestão/docência/discência. Influência nas teorias e programas educacionais brasileiros.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF07-07150 Pedagogia da Esperança
FEBF07-07151 Pedagogia do Oprimido
 
BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Ana Maria Araújo. Uma história de vida. São Paulo: Villa das Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.