UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Organização e Funcionamento do Ensino Superior A
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF08-11288
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

- Analisar a política da educação superior no Brasil, os processos organizativos e de planejamento e avaliação institucional.
- Compreender o processo de planejamento em IES: do projeto institucional ao PDI e o projeto pedagógico, bem como a metodologia de sua elaboração.

EMENTA:

- Laços históricos, políticos, econômicos e culturais que condicionam o ensino superior. A organização administrativa e acadêmica do ensino superior brasileiro em suas articulações com a política educacional. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro como instituição universitária. A questão do poder e da identidade e os desafios que se impõem para universidade de hoje.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF08-08815 Organização e Funcionamento do Ensino Superior
 
BIBLIOGRAFIA:

AMARAL, N. Mudanças na educação superior no período pós-Constituição de 1988: a ótica do financiamento. (Cap. 3). Piracicaba, PPG/UNIMEP, 2002 (Tese de Doutorado).
BANCO Mundial. La ensiñanza superior. Lãs leciones derivadas de La experiência. Washington, 1994. Mimeo.
_____________. Documento estratégico do Banco Mundial: a educação na América Latina e Caribe. Dez., 1999.
Disponível em www.bancomundial.org . Acesso em fev. 2002.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob novas perspectivas. In: Revista Brasileira de Educação. n. 24, set-dez, p. 5-15.
COGGIOLA, O. A crise universitária no Brasil. Revista ADUSP, set. 1998.
MENDONÇA, A. W. P. C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação. N. 14. ANPED, mai-ago. 2000, p. 131-150.
OLIVEIRA, R. P. Política educacional: impasses e alternativas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
SCHWARTZMAN, S. (org) Universidade e instituições científicas no Rio de Janeiro. Brasília: CNPq, 1982.
TRINDADE, H. UNESCO e os cenários da educação superior na Ammérica Latina. In: Universidade em ruínas: na República dos professores. Petrópolis: Vozes, CIDEPES, 1999.
UNESCO, Declaração Mundial sobre Educação no Século XXI: visão e ação. Paris: Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, 1998.
UNESCO. Documento de política para a mudança e o desenvolvimento na educação superior. 1995. (mimeo).