UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Organização do Trabalho Administrativo e Pedagógico e a Gestão Escolar A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11287
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

- Apropriar-se dos mecanismos adequados para a organização da escola e de sua gestão para desenvolvimento de suas atividades administrativas e pedagógicas, da perspectiva legal e curricular.
- Elaborar um projeto de legalização de escola de educação básica e seu projeto pedagógico.

EMENTA:

- A organização do trabalho escolar: linguagem, tempo, espaço. Formas de organização legal e pedagógica da dinâmica da escola e da sala de aula, destacando a ação dos gestores e dos professores, dos alunos e dos demais sujeitos e entidades escolares (pais, funcionários, órgãos administrativos centrais).

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF08-08816 Organização do Trabalho Administrativo e Pedagógico e a Gestão Escolar
 
BIBLIOGRAFIA:

ANTUNES, A. Aceita um conselho?: Como organizar o colegiado escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
BARROSO, C. J. (org) O ESTUDO DA ESCOLA. Porto: Porto Editora, 1996.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Deliberação n. 231/98. Fixa normas para autoriazação de funcionamento de instituições privadas de Educação Básica e dá outras providências, 1998.
FREITAS, J. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (orgs.) Autonomia da escola: princípios e proposições. São Paulo: Cortez, 1997.
HORA, D.L. Gestão democrática da escola. 13 ed. Campinas: Papirus, 2007.
HORA, D.L. Gestão educacional democrática. Campinas: Alínea, 2007.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. e TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: 2003.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, 2001.
PARO, V. H. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1996.
THURLER, M. G. Inovar no interior da escola. Pro Alegre: Artes Médicas, 2001.
UNESCO; MEC. Gestão da escola fundamental. São Paulo: Cortez, 1997.
VASCONCELOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.