UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: O Curso de Pedagogia no Brasil
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11286
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

- Compreender o percurso histórico de criação e implementação do curso de Pedagogia no Brasil dos anos 30 aos anos 70.
- Analisar as concepções presentes na política e nos debates educacionais sobre o curso de Pedagogia nos anos de 80 e 90.
- Analisar, a partir da perspectiva histórica, as diferentes concepções, as legislações, reformulações e os projetos que nortearam o desenvolvimento do curso de Pedagogia dos anos 30 aos anos 90 e seus desdobramentos no papel do pedagogo.
- Aprofundar a análise sobre as concepções do curso de Pedagogia presentes nos diferentes documentos da ANFOP e nas Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia de 2006.
- Compreender a função social do pedagogo.

EMENTA:

- Educação, pedagogia e história. O curso de Pedagogia, história e legislações dos anos 30 aos anos 90 no Brasil. O contexto da criação das concepções de habilitações e suas representações nos sistemas de ensino e na escola. O papel do Conselho Federal de Educação (anos 6 e 70) e as reformulações do curso de Pedagogia. O contexto sócio-histórico dos anos 80 e 90. Os debates sobre a reformulação do curso de Pedagogia no âmbito do Estado e na sociedade civil. As diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, concepções, propostas e os atuais debates. A função social do pedagogo na educação brasileira: a educação como direito e problema social.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer 251/62. Currículo Mínimo e duração do curso de pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, n. 11, 1963, p. 59-65.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer 292, de 14/11/1962. Relator: Valnir Chagas. Documenta, n. 19, 1962, p. 95-100.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer 252. Relator: Valnir Chagas. Documenta, n. 10, 1969, p. 101-139.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Indicação n. 70, de 29/01/1976. Relator: Valnir Chagas. Documenta, n. 182, 1976, p. 112-140.
BREZENZINSK, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
CAMBI, F. História da pedagogia. S. Paulo: UNESP, 1999.
CHAVES, E. O. O curso de pedagogia: um breve histórico e resumo da situação atual. Cadernos CEDES. S. Paulo: CEDES, n. 2, 1981, p. 47-69.
GHIRALDELLI, P. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez, 2002.