UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Texto A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11284
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

EMENTA:

- Estudo da articulação de diferentes linguagens que formam o universo de significação e história do modo de viver contemporâneo. Discussão da leitura e da escrita, da ciência, da literatura, da televisão, da história em quadrinhos, do desenho animado, da pintura, da fotografia e do cinema, enquanto diferentes gêneros e formas discursivas, instâncias singulares de produção de conhecimento. Estudo da intertextualidade, da polifonia, da dialogia presentes na produção e na leitura de textos científicos e não científicos.

OBJETIVO(S):

- Analisar as diferentes linguagens da produção e de leitura de textos.

- Realizar leitura e produção de textos científicos e não-científicos em diferentes linguagens de comunicação.



BIBLIOGRAFIA:

1. ALLEN, Grahem. A intertextualidade e sua ´dupla´ origem. Pátio. A4. n. 15, p. 21-24, Nov. 2000/jan. 2001.

2. BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cuna. S. Paulo: EDUC, 1999.

3. CASSANI, D. Descrever o escrever: como se aprende a escrever. Trad. Osmar de Sousa. Itajaí: Univali, 1999.

4. FáVERO, L. e KOCH, I. G. V. Linguística textual. Uma introdução. São Paulo: Cntexto, 1988.

5. KOCH, I. G. V e TRAVAGLIA, L. C. Coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

6. MIRANDA, M. M. A. A produção de texto na perspectiva da teoria da enunciação. Presença Pedagógica. N. 1, 18-29. 1995.

7. ORLANDI, E. P. e GUIMARãES, A. Texto leitura e redação. In: Discurso e leitura. 3 ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1996.

8. RODRIGUES, R. H. O artigo jornalístico e o ensino da produção escrita. In: ROJO, R. (org) A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Mercado de Letras, 2000, 207-220.

9. SCHNEUWLY, B. et DOLZ, J. A. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação - ANPED, n. 11, 1999, 5-16.

10. SILVA, T. T. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

11. TODOROV, T. Os gêneros do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 1980.