UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Educação Não Escolar A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11280
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Apresenta uma visão teórico-prática sobre modos, formas e processos educacionais referentes à formação para a cidadania do indivíduo e grupos sócio-culturais, analisando programas e projetos educacionais não escolares.
EMENTA:

Estudos dos princípios e das práticas educativas formais para crianças e adultos (governamentais e não governamentais) alternativas e/ou complementares à educação escolar, assim como sua análise crítica, discutindo o caráter conservador, reformador ou transformador das diferentes experiências em instituições totais; em creches, pré-escolas, supletivos, programas para meninos e meninas em situação de risco, jovens e adultos, assim como atividades educacionais desenvolvidas por associações de classe, de gênero, de etnia, igrejas, sindicatos, partidos, etc. As dimensões do trabalho pedagógico: pedagogia social de rua; pedagogia em ambientes empresariais; pedagogia no ambiente de promoção de saúde e melhoria de qualidade de vida.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF08-08812 Educação Não Escolar
 
BIBLIOGRAFIA:

1. ADORNO, T. Educação e emancipação. R. de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
2. CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
3. CORAGGIO, J. L. Desenvolvimento humano e educação: o papel das ONGs latinoamericanas na iniciativa da educação para todos. S. Paulo: Cortez, 1999.
4. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
5. GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.
6. GIROUX, H. Cruzando as fronteiras do discurso educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
7. PERALVA, A. Em foco: educação, movimentos sociais e democracia. Educação e Pesquisa, S. Paulo, v. 287, p. 11-23. Jul./dez, 2002.
8. TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis: Vozes, 2003.
9. VIEITEZ, C. G.; DALARI, N. M. Educação e organizações democráticas. In: VIEITEZ, C. G.; DALARI, N. M. (orgs.), Desafios da educação no fim do século. Marília: UNESP, 2000.