UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Economia da Educação A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF08-11279
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Compreender historicamente as relações entre as teorias econômicas, a educação na realidade brasileira e as implicações políticas e ideológicas.
Compreender o contexto histórico, político e econômico do surgimento da teoria do capital humano e da formação por competências.
Identificar os pressupostos teóricos e ideológicos da teoria do capital humano e da formação para competências.
Conhecer os pressupostos teóricos e ideológicos da formação humana na perspectiva do trabalho.

EMENTA:

Educação e sociedade nos anos 70 e 90 no Brasil. As articulações dos interesses externos e internos expressos nos projetos educacionais da realidade brasileira. A teoria do capital humano: concepção, fundamentos e críticas. A sociedade do conhecimento e a formação para competências: concepção, fundamentos e críticas. Formação humana na perspectiva do trabalho.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF08-07167 Economia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. SP: Cortez: autores associados, 1989.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedades das ilusões? : quatro ensaios críticos dialéticos em filosofia da educação. SP: Autores Associados, 2003.
RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: Autonomia ou Adaptação?. SP: Cortez, 2001.
SCHULTZ, T. O valor econômico da educação. RJ: Zahar, 1962.