UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: A Defesa da Escola Pública II: Anísio Teixeira e Florestan Fernandes
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF08-11277
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Compreender o contexto histórico de vida e da produção de Anísio Teixeira e Florestan Fernandes.
Analisar a luta em defesa da escola pública dos anos 70 aos anos 90.
Entender o confronto público e privado neste período.
Analisar as concepções teóricas de cada autor e suas contribuições na defesa da escola pública no Brasil.

EMENTA:

O contexto histórico nos anos 70 aos 90 no Brasil e o debate sobre a escola pública. A continuação do confronto público e o privado na educação brasileira. O público não-estatal. As contribuições educacionais de Anísio Teixeira e Florestan Fernandes e a defesa da escola pública.


BIBLIOGRAFIA:

TEIXEIRA A. Educação no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
FERNANDES, F. A questão da USP. São Paulo: Brasiliense, 1984c.
_____________. O renascimento da universidade. In: D1INCAO, Maria Ângela (org.). O saber militante - ensaios sobre Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: UNESP, 1987.
_____________. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1989.
_____________. Tensões na educação. Slavador: SarahLetras, 1995g.