UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Sistemas Nacionais de Avaliação - SAEB e Prova Brasil: Possibilidades e Desafios
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF07-11270
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Trazer para os alunos discussões atuais sobre as avaliações nacionais de educação brasileira.
Fazer com que os alunos percebam o papel e a função da avaliação na compreensão dos fatores determinantes da qualidade da educação brasileira.
Subsidiar os alunos em relação aos processos específicos de cada um dos sistemas de avaliação existentes no Brasil.

EMENTA:

O SAEB e a Prova Brasil; objetivos e funções; os instrumentos de coleta de dados: os questionários e os testes de Leitura e Matemática; a matriz de referência: conteúdos, competências e habilidades. A escola de proficiência e sua interpretação pedagógica. Qualidade do ensino e qualidade da escola.


BIBLIOGRAFIA:

BONAMINO, A. e FRANCO, C. (1999). Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, n. 108. Campinas/SP, Fundação Carlos Chagas e Ed. Autores Associados Ltda.
BRASIL (2004). Qualidade da Educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/INEP.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia para elaboração de itens de Matemática./ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. SAEB 2001: novas perspectivas/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília, 2002
BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 377-401, 2006.