UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: O Livro Didático no Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-11269
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Trazer para os alunos discussões atuais sobre a política do livro didático no Brasil.
Fazer com que os alunos percebam a importância e função do livro didático na seleção, organização e distribuição dos currículos escolares do ensino fundamental.
Subsidiar os alunos no desenvolvimento de competências no campo da avaliação do livro didático.

EMENTA:

O livro didático no Brasil; a política do livro didático; O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do MEC; qualidade do livro didático; livro didático, currículo e formação do professor das séries iniciais.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia do Livro Didático. Brasília, 2007.
DANTE, L. R. Livro de matemática: uso ou abuso?. Em aberto, Brasília: v. 16, p. 83-90, jan./mar., 1996.
SOARES, M. B. (1996). Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica, v. 2 (12). Belo Horizonte: Editora Dimensão.
BARRETTO, E. S. S. (Org). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Coleção formação de professores. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998.