UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Literatura Infantil
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-11268
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Compreender a importância da literatura infantil no processo de aprendizagem das crianças de educação infantil e ensino fundamental. Estabelecer uma relação entre literatura infantil e a prática pedagógica do professor.
EMENTA:

Literatura infantil: Fundamentos e caracterização. O trabalho com literatura na escola: impasses e avanços. Análise e estudo de livros infantis clássicos e modernos. A literatura e a prática pedagógica.


BIBLIOGRAFIA:

BAKTIN, Milkail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. 2. Ed. SP/Brasília, Hucitec, 1993.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. SP: Ática, 1993.