UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Literatura e Educação do Educador II A
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-11267
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar os desafios e dilemas do cotidiano escolar a partir de obras consideradas como Romances de Formação. Explorar as possibilidades de auto-reflexão do professor.
EMENTA:

Os romances de formação nacionais.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF07-07146 Literatura e Educação do Educador II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Manuel Antônio. Memórias de um sargento de milícias. SP: Círculo do Livro, s.d.
ANDRADE, Mário de. Amar, Verbo Intransitivo (idílio). Rio de Janeiro & Belo Horizonte: Vila Rica Editoras Reunidas Ltda, 1995.
CAMINHA, Adolfo. A normalista. São Paulo: Editora Três, 1973.
GUIMARÃES, Bernardo. O seminarista. São Paulo: Editora Ática, 1990.
MACHADO DE ASSIS. Conto de Escola. In: Araújo, Ullisses F., Conto de escola. A vergonha como um regulador moral. Campinas: Papirus, Editora Moderna, 1999.
POMPÉIA, Raul. O Ateneu. Crônica de Saudades. São Paulo: Abril Cultural, 1981.