UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Escola, Violência e Direitos Humanos
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF07-11264
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Analisar a problemática da educação no Brasil e no mundo com base nos debates atuais relativos aos Direitos Humanos. Discutir questões relativas as finalidade da educação escolar na sociedade brasileira, biscando articulação com os princípios dos direitos humanos. Aprofundar a compreensão sobre o tema violência escolar, desenvolvendo uma postura propositiva diante da problemática, identificando formas de organização de ações compatíveis com um projeto pedagógico baseado nos princípios de valorização da cidadania e respeito aos direitos humanos.
EMENTA:

Direitos Humanos e Educação: articulações possíveis e necessárias. Violência escolar: a violência na escola e a violência da escola. Educação em Direitos Humanos e possibilidades de intervenção nas manifestações de violência na Escola. A construção da Cultura da Paz.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF07-07143 Escola, Violência e Direitos Humanos I
FEBF07-07144 Escola Violência e Direitos Humanos II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, José Augusto Lindgren - Os Direitos Humanos na Pós Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2005.
_________. Os Direitos Humanos como Tema Global. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ARENOT, H. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Relume-DUMARÁ, 1994.
CANDAU, V. M. (org). Escola e Violência. Rio de Janeiro, DP&A, 1999.
_________. Tecendo a Cidadania. Petrópolis, Vozes, 1996.
_________. Oficinas pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis, Vozes, 1999.
_________. Educar em Direitos Humanos: construir democracia. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.
HADDAD, Ségio e GRACIANO, Mariana (ORGS). A educação entre os Direitos Humanos, Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GONÇALVES, M. A. Formação da Cidadania: proposta educacional. SP, Paulus, 1994.
LUCAS, Peter. Violência na escola: questão de segurança ou pedagogia? In: Revista Pátio, n 8, Porto Alegre, 1999.
SACAVINO, S. Sou Criança: tenho direitos. Petrópolis, Vozes, 1998.
ZALUAR, A. (org). Violência e Educação. São Paulo, Livro do Tatu/Cortez, 1992.