UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Entre Letras e Sinais: LIBRAS, Interpretação e Aprendizagem na Escola Regular
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-11263
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Explicitar aspectos afetivos e intelectuais da aprendizagem dos alunos surdos; oferecer subsídios teóricos-metodológicos acerca da estrutura básica da língua de sinais; discutir a relação corpo, língua e aprendizagem no contexto da surdez. A relação entre professor e intérprete de libras no cotidiano da sala de aula.
EMENTA:

A disciplina enfoca aspectos psicopedagógicos do ensino e aprendizagem da criança surda, considerando o espaço inclusivo, privilegiando as especificidades liguísticas inerentes à relação professor-intérprete-aluno. Articula tais aspectos com as políticas lingüísticas e educacionais vigentes, discutindo desafios e possibilidades de metodologias de ensino aplicadas a contextos bilíngues e inclusivos simultaneamente. Apresenta estruturas básicas das línguas de sinais.


BIBLIOGRAFIA:

FERNANDES, Eulália (org). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.
QUADROS, Ronice Muller de & KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.