UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação Especial e Inclusiva II
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-11259
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Estágio2 4 60
TOTAL 3 5 75

EMENTA:

Retirar a Educação Especial do espaço clínico e normalizante no qual a mesma sempre esteve inserida de modo a incluí-la num contexto sócio-antropológico.

Discutir os principais aspectos legais que norteiam a Educação Especial e a chama ´Inclusão´.



OBJETIVO(S):

Levantar as principais questões que hoje se discute na chamada Educação Especial tanto no que tange à legislação quanto nos aspectos políticos, sociais e econômicos. Visitar escolas em que os variados processos de atendimento aos deficientes são realizados.

BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, Elber Rosita - A nova LDB e a Educação Especial - Editora WVA - Rio de Janeiro, 1997.

_____________. Temas em Educação Especial - Editora WVA - Rio de Janeiro, 1998.

PIERRUCCI, Antônio Flávio - Ciladas da Diferença - Editora 34 - São Paulo, 1999.

STAINBACK, Susan et William - Inclusão - Um guia para educadores - Editora Artes Médicas - Porto Alegre, 1999.

HEGARTY, S. HODGSON et CLUNIES - ROSS, L. Aprender Juntos - La integración escolar - Editora Morata, Madrid - 1986.