UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação Especial para Surdos
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-11257
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Compreender os elementos teóricos e práticos voltados para o atendimento escolar da criança surda.
EMENTA:

Aspectos históricos, políticos, funcionais e científicos da Educação Especial; a produção histórica social da igualdade, da diferença e da deficiência; o trabalho pedagógico com a diversidade; aprendizagem e ensino.


BIBLIOGRAFIA:

BECHE, Rose C. E.; SILVA, S. C.; VARGAS, G. Educação especial e aprendizagem. Florianópolis: UDESC/CEAD. Caderno Pedagógico 2003.
BUENO, José Geraldo S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. Sã Paulo: Educa, 1993.
COLL, César; PALACIOS, Jesús; MARCHESI, ÁLVARO. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
SKLIAR, Carlos B. (org) A surdez: um olhar sobre a diferença. Porto Alegre: Mediação, 1998.
__________. Atualidade de educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.