UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação, Diferença e Desigualdade
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF07-11256
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Examinar as relações entre educação escolar e os fundamentos do currículo multicultural e intercultural.
EMENTA:

Globalização e identidade. Hibridismo, diversidade étnica e racial, novas identidades políticas e culturais e a educação escolar. Multiculturalismo, interculturalismo e o direito à diferença. Políticas públicas para a diversidade/pluralidade de grupos e tradições.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF07-07140 Cultura, Conhecimento Científico e Saber Escolar
 
BIBLIOGRAFIA:

HALL, Stuart,. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 1997.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru, EDUSC, 1999.
STOER, STEPHEN R., CORTESÃO, LUIZA. Levantando a pedra: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento. 1999.