UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental I A
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF10-11254
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Aprofundar o conceito de meio ambiente em sua articulação com a educação, abrangendo aspectos sociais, políticos e econômicos.
EMENTA:

Discutir a educação ambiental e a gestão escolar e a necessária articulação com o poder local e com a comunidade. Investigar as redes de educação ambiental tendo a Internet como ferramenta entre o local e o global.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF10-07136 Educação Ambiental I
 
BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, I. Educação, meio ambiente e ação política. In: ACSELRAD, H. (org) Meio ambiente e democracia. Rio de Janeiro. IBASE. 1992.
CENPEC/UNICEF. Guia de ações complementares à escola para crianças e adolescentes. São Paulo. CENPEC. 1998.
CORRAL, Thaís. Educação para um planeta saudável: manual para educadores (as) de jovens e adultos (AS). Rio de Janeiro. REDEH. 1999.
LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educação ambiental. In: REIGOTA, M. (org) Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro. DP&A. 1999.