UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação a Distância: Fundamentos e Questões Educacionais
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF07-11253
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Identificar, analisar e comparar tecnologias de comunicação e informação presentes em projetos de ensino à distância.
EMENTA:

Ensino à distância no Brasil e outros países: conceitos, princípios básicos, questões educacionais e histórico. Regulamentação do ensino à distância. Participação de diversas tecnologias de comunicação e informação na organização estrutural e pedagógica de recentes propostas de educação a distância no Brasil e no mundo.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF07-07134 Educação à Distância I
 
BIBLIOGRAFIA:

LOBO, Francisco S. Educação a Distância: regulamentação. Brasília: Plano, 2000.
GUTIERREZ, F e PIETRO, D. A mediação pedagógica, educação a distância alternativa. São Paulo: Papirus, 1994.
NEVES, A. CUNHA FULHA, P. Projeto Virtus: educação e interdisciplinaridade no ciberespaço. São Paulo: Editora da Universidade Morumbi, 2000.
PENTEADO, M. et al. A INFORMÁTICA EM AÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA E EXTENSÃO. São Paulo: Olho d' água, 2000.
VALENTE, J. A. (org). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1998.