UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Brinquedos e Brincadeiras na Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-11250
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Discutir o conceito e analisar os referenciais teóricos que permitem a compreensão de brinquedos e brincadeiras na educação. Identificar os tipos de jogos: tradicionais infantis, de faz-de-conta e educativos. Propor metodologias para estimular a utilização de brinquedos e brincadeiras na educação. Experimentar atividades práticas relacionadas aos jogos motores e à educação pelo movimento.
EMENTA:

O jogo na educação: histórico, jogo educativo. O jogo e a cultura: jogos tradicionais infantis. O jogo e a construção da representação: Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner. Jogos motores e a educação pelo movimento. Brincadeiras e a prática pedagógica.


BIBLIOGRAFIA:

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.
DEVRIES, R. KAMIÍ, Constance. Jogos em Grupo na Educação Infantil. Implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória, 1991.
KISHIMOTO, T. M. Jogos Tradicionais Infantis, Petrópolis: Ed. Vozes, 1993.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Ed. Pioneira, 1998.