UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Psicologia Social
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11247
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

EMENTA:

Análise crítica de temas atuais no campo da psicologia social. Problematização da relaçãodos grupos, das organizações e das instituições com a constituição do sujeito. Da psicologia organizacional à psicologia institucional.

OBJETIVO(S):

Discutir temas relevantes da psicologia na sua acepção social, articulando-os às práticas pedagógicas.
DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FEBF07-07169Tópicos de Psicologia Institucional

BIBLIOGRAFIA:

LAPASSE, G. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro. F. Alves, 1989.

SAIDON, O. (org). Análise Institucional no Brasil. Rio de Janeiro, Espeço e Tempo, 1987.

JACó-VILELA, A. M. e MANCEBO, D. (orgs.) Psicologia social: abordagens sócio-históricas e desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 1992.

BLEGER, J. Psico-higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre, Artes Médicas, 1984.

ARDOINO, J. As pedagogias institucionais. São Carlos: RiMa, 2003.

LANE, S. T. M. e SAWAIA, B. B. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BOCK, A. M. B. (org). Psicologia e compromisso social. SP: Cortez, 2003.

REY, F. G. O social na psicologia e a psicologia no social. Petrópolis: Vozes, 2004.