UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Avaliação I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11243
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Analisar os processos de avaliação em sua complexidade, problematizando os usos e efeitos das práticas avaliativas no campo educacional articulados à formação social dos sujeitos.
EMENTA:

Aspectos históricos da avaliação. Limites e possibilidades dos sistemas avaliativos. A avaliação entre a regulação e a emancipação. Os dispositivos de avaliação e seus múltiplos efeitos. Aspectos psicológicos, sociológicos e pedagógicos envolvidos na avaliação da aprendizagem. O erro como fonte de aprendizagem. Da heteroavaliação à auto-avaliação: outros sentidos para os processos avaliativos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF08-07160 Tópicos em Avaliação Escolar
 
BIBLIOGRAFIA:

AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000.
BARRIGA, A. D. El examen: textos para su historia y debate. México: Centro de estúdios sobre La universidad/Plaza y Valdés, 2001.
DIAS SOBRINHO, JOSÉ. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.
ESTEBAN, M. T. (org) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1989.
GAMA, Z. J. Avaliação na Escola de 2º Grau. São Paulo: Papirus, 1997.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993.
____________. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998.