UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Teorias de Aprendizagem: Sel de Objet e Planej das Estrat de Ens e de Aprend I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11239
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Instrumentalizar os alunos quanto à elaboração de projetos/planos de ensino, tendo como referência as diferentes teorias de ensino e de aprendizagem.
EMENTA:

A visibilidade das teorias de aprendizagem no planejamento das ações didático-pedagógicas. A organização de sequências de aprendizagem, mapas conceituais e instrumentos de avaliação segundo os princípios das teorias de aprendizagem. Análise de diferentes planos administrativo-pedagógicos. Seleção de experiências de aprendizagem a partir de modelos teóricos normativos e prescritivos do ensino e da aprendizagem.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF06-08793 Teorias de Aprendizagem e Planejamento de Ensino
 
BIBLIOGRAFIA:

ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
BONNIOL, Jean-Jacques e VIAL, Michel. Modelos de avaliação. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
COLL, César e outros. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
REY, Bernard. As competências transversais em questão. Porto Alegre: ArtMed, 2002.